FORMAÇÃO GERAL VIII


O que as empresas devem fazer frente à nova realidade em que diferentes gerações trabalham juntas?


Manter as gerações Baby Boomers e não contratar as gerações Z, uma vez que não apresentam comprometimento profissional.


Buscar o que cada geração tem de melhor. Estimular a flexibilidade e a integração entre elas.


Manter as gerações X e não contratar as gerações Baby Boomers, uma vez que são pessoas que não se adaptam às novas tecnologias.


Realizar uma separação das gerações para evitar o conflito.


Buscar fazer com que as gerações Y e Z respeitem as gerações X e Baby Boomers. 

Pessoas desta geração viram a descoberta da AIDS, pintaram “a cara” para derrubar um Presidente, viram o início da tecnologia, utilizaram as moedas: “cruzeiro”, “cruzado”, “cruzado novo”. Qual a geração?


Gerações Z.


Gerações X


Geração Coca-cola


Gerações Baby Boomers.


Gerações Y.

Pessoas desta geração buscam novos desafios, são inovadoras, inquietas mesmo quando estão em um bom emprego, sempre olham ao redor e vão em busca de seus sonhos. Qual a geração?


Geração Z.


Geração Y


Geração X.


Geração Baby Boomers.


Geração Coca-cola

Pessoas desta geração apresentam comando motor mais desenvolvido, memorização  superficial e retenção de informação aprofundada. Qual a geração?


Geração Baby Boomers.


Geração X.


Geração Y.


Geração Coca-cola.


Geração Z.

Pessoas desta geração gostam de hierarquia, são conservadoras, se preocupam com organização, prazo, dever, segurança e permanecem muito tempo em uma única empresa. Qual a geração?


Geração Y.


Geração X.


Geração Z.


Geração Coca-cola


Geração Baby Boomers.

Acerca dos movimentos xenofóbicos da atualidade, assinale a alternativa correta.


A xenofobia é o desenvolvimento dos ideais nacionalistas, que, baseados nas disputas históricas das sociedades europeias, menosprezam as culturas estrangeiras.


A xenofobia tende a crescer em momentos de dificuldade econômica; quando a sociedade se sente desamparada, ela se torna menos tolerante.


A xenofóbia é desencadeada quando a educação social não está sendo aplicada no país.


Os discursos xenofóbicos diminuem quando os refugiados são inseridos no mercado de trabalho e ocupam uma grande parte dos empregos, pois, dessa forma, contribuem para o desenvolvimento econômico do país.


O desenvolvimento e as crises econômicas não têm uma relação direta com a xenofobia, já que essa é um medo exclusivamente cultural presente nas sociedades.

Dentre as medidas criadas para melhorar a condição dos refugiados no mundo, é incorreto afirmar que:


O bloco europeu tem um sistema que dá autorizações para profissionais qualificados estrangeiros trabalharem na Europa, mas ele não tem sido muito utilizado porque compete com esquemas de cada um dos países do bloco.


O Declaração de Nova York para Refugiados e Imigrantes (2016) tem como objetivo reunir e comprometer os líderes de Estado com a melhoria de vida dos refugiados, garantindo a eles os direitos humanos necessários a toda sociedade mundial.


A criação de instituições como CONARE (Comitê Nacional para os Refugiados) e ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) é uma medida adotada.


A criação do dia Mundial dos Refugiados no dia 20 de junho tem o objetivo de lembrar o mundo do padecimento dessas pessoas que ficam impossibilitados de voltarem para sua terra de origem.


O desenvolvimento de movimentos nacionalistas na Europa é uma medida criada.

Acerca da relação refugiados, xenofobia e racismo, assinale a alternativa correta.


Não existe nenhuma ligação direta entre racismo e xenofibia.


A xenofobia está diretamente ligada aos refugiados e ao racismo. O medo da concorrência econômica e o desenvolvimento de movimentos nacionalistas fazem com que a população local adquira medo e ódio das populações de outras etnias e origens.


A xenofobia com características étnicas é um produto do mundo pós-guerra fria, a partir da década de 1990.


Para os especialistas em política internacional, não há uma ligação direta entre xenofobia e racismo, já que as causas desse “medo” são consequências das crises econômicas mundiais, e não do ódio racial.


O racismo e o ódio contra os refugiados são características europeias, já que a colonização diversificada dos outros continentes impediu o desenvolvimento de ideias racistas.

De acordo com a Declaração de Nova York para os refugiados e migrantes (2016), na atualidade, vivemos uma mobilidade humana que alcançou níveis sem precedentes. Mais pessoas do que nunca vivem em países distintos daquele em que nasceram. Em todos os países do mundo, há migrantes que, em sua maioria, se transladam de um lugar para o outro sem incidentes.

Fonte: NAÇÕES UNIDAS. Declaração de Nova York para os refugiados e os migrantes. Declaração da Unicef, 2016.  Acerca dos refugiados na atualidade, assinale a alternativa correta.


Atualmente, os refugiados são vindos, exclusivamente, da África e do Oriente Médio.


A globalização foi responsável por uma queda no número de refugiados nas últimas décadas.


Os refúgiados tem livre acesso ao territorio americano, o que facilita a estadia no país.


A busca de melhores condições econômicas faz dos brasileiros um volumoso grupo de refugiados nos países europeus e nos Estados Unidos.


O aumento do número de refugiados nas últimas décadas, somado às crises econômicas, fez com que os movimentos racistas e xenofóbicos crescessem na Europa.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados (1951), escolha a alternativa que apresenta a definição mais completa para o termo “refugiado”


Aplica-se a qualquer pessoa que, temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontra fora do país de sua nacionalidade.


Aplica-se a qualquer pessoa capaz de trabalhar em um país estrangeiro sem o visto legal.


Aplica-se a qualquer pessoa que foge de seu país devido a perseguições religiosas.


Aplica-se a qualquer pessoa que solicita asilo político devido a perseguições políticas, geralmente ligadas aos partidos políticos.


Aplica-se a qualquer pessoa que foge de seu país devido a doenças infectocontagiosas.

Páginas: 12345